APARÊNCIA GERAL:
Os Berneses são sempre alertas, cheios de energia, atenciosos, companheiros e amigos. Eles têm boa índole e não são tímidos. Os Berneses se apegam às pessoas da família e costumam desconfiar de estranhos, no entanto atitudes agressivas são muito raras.

Embora sejam “avantajados” no tamanho físico, os berneses são doces e necessitam de muito contato com humanos, por isso devem ser considerados membros da família. Na verdade, estes bichões são bastante gentis e delicados para o seu tamanho, além de serem leais, afetuosos, e muito dóceis com crianças e outros animais.

São inteligentes, mas necessitam de paciência e de um treinamento consistente. Latem raramente. São considerados bons cães para dar o alarme, mas não são considerados cães de guarda, porque dificilmente tomam a iniciativa de um ataque ou de alguma atitude realmente ameaçadora. Normalmente são reservados com estranhos, mas não são tímidos ou medrosos se uma socialização apropriada foi dada quando jovens.

Atividade física moderada é suficiente na vida destes cães, e por isso são boas companhias para caminhadas curtas. Apesar de ter sido originalmente usado para trabalho na fazenda, suas funções eram basicamente puxar carroças leves e pastoreio de gado. Outra característica que pode ser surpresa para pessoas que estão pensando em ter um bernese, ou boiadeiro bernês como também é chamado no Brasil, é que eles não são “retrievers” naturais e nem inclinados à caça. A maioria não gosta de nadar.

Os Berneses Mountain Dogs não devem ser gigantes. Sua característica ideal é que ele seja forte, habilidoso, dócil e amigo. Por esses e outros motivos, a raça é muito indicada para o convívio familiar.